top of page

Fimec, o melhor lugar para conhecer automação no setor calçadista

Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) participa da 43ª Fimec - Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes, em Novo Hamburgo/RS. Na mostra, considerada a maior da América Latina para a indústria de base do setor calçadista, a entidade participa com a demonstração do Sistema de Operações Logísticas Automatizadas (SOLA) na Fábrica Conceito.

Na Fábrica Conceito, tradicional espaço onde é montada a estrutura de um parque fabril de calçados, será demonstrada, na prática, a utilização do SOLA. “O sistema será responsável pela tecnologia da informação e equipamentos de automação no controle da produção das linhas de montagem da Kildare e Senai durante os três dias de evento”, adianta o consultor da Abicalçados, Igor Hoelscher, que estará disponível para explicar o funcionamento da metodologia para visitantes em um uma área dedicada para operacionalização da separação de mercadorias.

O SOLA consiste em um grupo de empresas que se reúne para definir regras sobre a utilização dos padrões internacionais de codificação GS1 para o controle de todo o processo logístico, desde a chegada da matéria-prima na fábrica até a ponta final, no varejo. No sistema, a embalagem leva um código de barras padrão presente em mais de 150 países, facilitando todo o processo de controle de produção, estoques, rastreabilidade da carga, serviços de atendimento ao cliente e até ações de marketing. “Os processos automatizados devem gerar registros das informações com exatidão e em tempo real a partir da aplicação da serialização: entrada e saída de mercadorias na expedição, estoque e inventário. Isso permite que os gestores monitorem os negócios e tenham autonomia e poder na tomada de decisões de maneira rápida, pois, são eliminadas as contagens manuais que podem gerar inconsistências, desvios e perdas”, explica Hoelscher.

Na Fimec, o SOLA terá a demonstração de scanners, coletores de dados e impressoras para realizar os controles. “Neste ano também estaremos fazendo a leitura por tags de RFID (identificação por radiofrequência) e teremos à disposição do público um aplicativo na web durante os três dias de feira para acompanhar as informações da produção em tempo real”, conclui. O SOLA conta com a parceria da Automatech e CEITEC para a implementação de tecnologias.

Saiba mais sobre a Fábrica Conceito ou entre em contato.

Em Destaque
Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page