DEPOIMENTOS
OPINIÃO
O QUE DIZEM OS PROFISSIONAIS JÁ ENGAJADOS NO PROJETO
“A padronização de códigos nos traz benefícios tanto em custos quanto em otimização de tempo e organização das informações. A partir do SOLA, tivemos acesso ao sistema da GS1 de forma facilitada e com um investimento menor. Adotamos esse sistema há cerca de dois anos e, dentro desse tempo, já utilizamos 100 mil códigos GTIN, um dos tipos de serviços oferecidos pela GS1. A importância desse padrão está relacionada, principalmente, à nossa atuação no mercado externo, que está em ascensão e foi potencializada pela abertura da flagship store da Jorge Bischoff em Miami, nos Estados Unidos. O principal ganho tecnológico é a possibilidade de identificar e controlar com exatidão tudo o que produzimos e comercializamos em mais 80 lojas exclusivas, além dos parceiros multimarcas que temos em mais de 50 países. Acreditamos que mais empresas devam aderir ao projeto SOLA, pois ainda há muito a evoluir no sentido de automatizar os processos e tornar mais eficiente a troca eletrônica de informações entre as organizações da cadeia calçadista.”
Diretor Administrativo
RONALD MULLER
Bischoff Group
“Através do projeto SOLA, a Grendene incorporou em seu processo fabril a rastreabilidade do que está sendo produzido. Isto nos permite trabalhar em outro patamar de negócios no âmbito do B2B, criando um canal de comunicação direto com o nosso cliente, acelerando a velocidade com que as informações são trocadas. Nesse sentido, pudemos tomar ações no âmbito operacional, padronizar processos e obter ganhos como a minimização de erros mecânicos, retrabalho e, consequentemente, termos mais precisão no negócio. Participar do Comitê Gestor do Projeto nos mantêm alinhados às tendências do mercado, bem como tomar conhecimento sobre as melhores práticas para concebê-las em nossa operação.”
Analista de processos de Vendas
MARCO GANZER
Grendene
“O investimento na automação logística garante a precisão entre o físico e o virtual e acelera as transações, colocando a operação da Via Marte em sintonia com as contínuas alterações de demanda do mercado onde atuamos. São mais de 40 anos de história atendendo ao varejo multimarcas em um país de território continental, entregando uma variedade gigante de produtos, a maioria baseada no fast fashion. Desde a implantação do SOLA, em 2002, já percebemos diversos ganhos, entre eles rastreabilidade plena, com efetiva mitigação de erros operacionais, aceleração nos processos e consequente redução de custos. Nesse contexto, o projeto auxilia na difusão do padrão logístico global, o que, para os nossos fornecedores, significa que não necessitam implantá-lo exclusivamente para atender a Via Marte, mas sim uma metodologia que permite trabalharem com toda a cadeia do negócio com precisão na organização interna. Consequentemente, agiliza o recebimento e consumo de insumos e resulta em agilidade nas entregas, garantindo que o varejista e a indústria calçadista entreguem seus produtos obedecendo as mesmas especificações logísticas globais de outros fabricantes de calçados espalhados pelo planeta.“
Gerente de TI
IVAIR KAUTZMANN
Via Marte